A importância do empreendedorismo criativo

A Relevância da Criatividade

A revista americana FORBES divulga anualmente a lista das marcas mais valiosas do mundo. Você se arrisca a chutar quais são as 5 primeiras?

Se você chutou Apple, Google, Microsoft, Facebook e Amazon acertou. Parabéns! E repare que “coincidência”…Todas elas são empresas consideradas inovadoras, com produtos, modelos de negócios e/ou forma de se comunicar diferenciada. E esta é a questão: diferenciação.

As pessoas estão cansadas de ver as mesmas coisas, sejam anúncios ou produtos. O seu negócio compete com milhões de empresas pela atenção e o dinheiro do consumidor. Seu concorrente não é só o que vende um produto similar ao seu, mas toda marca que fará o seu potencial cliente virar para você e dizer: “não tenho dinheiro”. Na verdade, ele tinha o dinheiro, só que ele priorizou gastar com outra coisa. Então, como o seu negócio pode se destacar? Como, não só fechar uma venda, mas conquistar o cliente?

A resposta está na criatividade. Para os que gostam de saber o significado da palavra, lá vai: criatividade é a capacidade de criar e formular as coisas, é fazer algo diferente. E para quem gosta de dados (eu sou de humanas, mas, como gestora, aprendi a gostar e analisar dados porque reduzimos riscos e saímos do achismo para algo mais concreto), de acordo com a pesquisa StateofCreate de 2016, realizada pela Adobe, as pessoas que se disseram criativas possuem uma renda 13% maior do que as que se classificaram como não criativos. O estudo revelou ainda que os negócios que investem em criatividade estão mais propensos a aumentar a produtividade dos colaboradores, oferecer melhores experiências de consumo, fomentar a inovação e obter sucesso financeiro.

E não é só na área de Marketing e de Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos que a criatividade deve estar presente não, o processo criativo pode ser estimulado em todas as áreas da empresa. Lembro-me de uma história sobre uma empresa de pasta de dente que estava tendo problema com a chegada de caixas vazias ao supermercado, ou seja, sem o produto dentro.

Os executivos gastaram tempo e dinheiro desenvolvendo uma balança no final da linha de produção para se certificar de que não houvesse mais esse problema. Depois de um tempo, e com o problema resolvido, visitaram a fábrica e ficaram surpresos ao perceber que a balança esteve desligada este tempo todo. Foi nesse momento que tiveram a “brilhante ideia” de consultar os operários (já deveriam ter feito isso antes) e eles falaram que a balança atrasava a produção, pois sempre que tinha uma caixa vazia, soava um alarme e toda a operação parava até alguém tirar a caixa. A solução encontrada foi desligar a balançar e colocar um ventilador, assim, quando a caixa chegava vazia, ela rapidamente voava para o chão. Olha que ideia simples, com baixo custo e super criativa!

Você, como microempreendedor, pode pensar que processo criativo é coisa de empresa grande e que talvez não seja adequada para a sua micro ou pequena empresa. Na verdade, é justamente a criatividade que poderá te auxiliar a encontrar soluções de redução de custos, de diferencial competitivo, de facilidade de comunicação e de resolução de problemas.

O Processo Criativo

O processo criativo corporativo se fundamenta em 3 etapas: 1 – concentração/ identificação/imersão do problema; 2 – escape do pensamento convencional e 3 – triagem e experimentação.

Não resolvemos problemas que não entendemos, então a primeira etapa é a de diagnóstico. Converse com os envolvidos no problema (seu público alvo, colaboradores, concorrentes direto) e lembre-se quanto mais fundo você entrar, maior será seu conhecimento sobre o problema.

Agora chegou a etapa de deixar a imaginação tomar conta e sair do lugar comum. Há diversas ferramentas e técnicas, porém, a mais conhecida é a brainstorm ou tempestade de ideias. Nenhuma sugestão é impossível ou ruim, pois pode servir de inspiração para a solução do seu problema.

Depois de passear no mundo da imaginação, chegou a hora de colocar os pés no chão, olhar tudo o que foi falado e entender como tangibilizar essas ideias, ver quais são viáveis e realizar experimentações ou protótipos das ideias para testar a melhor. Não se apegue à 1 ideia, escolha mais de uma para testar os resultados de cada solução.

Assim, você, empresário ou empreendedor individual, adota o processo criativo em seu negócio.

 

 

Sobre a autora:

Prazer, sou Ana Xavier, colaboradora freelancer da Este Lugar Move. Faço o planejamento estratégico de marketing e, quando olho para trás, vejo quanta coisa aconteceu após minha graduação em comunicação social na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM):

  • Curso de extensão na University of California Irvinee atuação na área de marketing na distribuidora de filmes World Wide Motion Pictures, também na Califórnia;
  • Pós em gestão empresarial na FGV e MBA em Comunicação estratégica na INFNET;
  • Prêmiospor trabalhos realizados nas redes sociais;
  • Prêmiode reconhecimento pela LIGHT;
  • Palestrasrealizadas sobre marketing digital;
  • Artigo publicadona revista impressa ESPM;
  • Atuação como coordenadora de marketingem empresas respeitadas como Light, Decatron e Aliansce Shopping Centers;
  • Experiência de 4 anos como coordenadora de marketing.

E hoje tenho o privilégio de atuar em diversos segmentos (varejo, advocacia, entretenimento etc) através dos meus clientes. Sou muito grata pela oportunidade de contribuir para a concretização dos sonhos de tantos microempreendedores e empresários. Seja qual for o seu objetivo nós vamos te ajudar a alcançar, com uma análise interna da sua empresa alinhada ao estudo de mercado, de concorrente e de público alvo e uma estratégia assertiva, visando otimizar seus recursos e atender à estrutura do seu negócio.

Entre em contato para saber como a Agência Este Lugar Move pode te ajudar à criar um diferencial competitivo rentável e que agregue mais valor para a sua marca.

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